Serração da Aldeia
Costuma dizer-se que “de manhã é que se começa o dia” e assim foi. Em plena manhã de sábado, desloquei-me a esta serração com a minha namorada, sem saber bem o que esperar do local. Tinha indícios claros de estar abandonada e das máquinas estarem lá dentro, mas nunca esperei encontrar um escritório completamente imaculado, como podem ver pelas fotos.
Cartas, documentos, prémios e cofres que possivelmente guardam tantos segredos no interior. Já visitei bastantes empresas, de várias áreas diferentes, mas este escritório fascinou-me. Parece que as pessoas simplesmente deixaram de vir um dia e ficou tudo no mesmo sítio.
Uma surpresa ainda maior que o escritório, foi o que encontrei num pavilhão, um mercedes de 2005. O carro estava em ótimo, sem riscos nas jantes ou marcas de uso facilmente visíveis. Parece que foi comprado, colocado ali e depois esquecido. É comum encontrar carros antigos nos abandonados, mas este é relativamente recente.
Ao que consta, o dono desta serração tinha imensas dívidas e para evitar que fosse penhorado e ficasse sem nada, abandonou o país, levando o dinheiro que restava com ele, acabando por deixar para trás todos os bens materiais. Curiosamente, os bens ficaram no mesmo lugar onde ele os abandonou e por esta altura a divida até já pode ter prescrevido. A ser verdade explica porque razão ficou este local assim, mas será que um dia o dono vai voltar? Fica a dúvida no ar.
Não é propriamente uma situação invulgar e não é o primeiro, nem vai ser o último local abandonado com este tipo de histórias, mas parece que ultimamente tenho encontrado vários locais industriais como este e com histórias idênticas, por isso preparem-se porque em breve irei publicar mais uma fábrica com todo o recheio no interior.
Projecto fotográfico fenomenal, muitos parabéns!
Muito obrigado, cumprimentos.
Hoje lembrei me de pesquisar locais abandonados no nosso país, após ter visto umas fotografias de um local noutro país e encontrei este blogue.
Estou a gostar imenso do que vejo.
Ao pensar no assunto não consigo entender certos “abandonos”. Parece coisa tirada de filme ao estilo foram todos raptados por extraterrestres.
Tipo esta serração. Fica tudo. Até dinheiro. Coisa que se levassem ao banco de Portugal…
O Carro tão “novo”. Maquinaria.
Quando decidiram abandonar, se vendessem as máquinas as coisas de valor nem que fosse na sucata daria algum dinheiro. Claro que não iria erguer a empresa, mas de certeza que alguma coisa de util poderiam ter feito.
Bem mas isto são pensamentos que me passam ao ver certas imagens.
Parabens pelo trabalho fantastico que tem feito.
Muito obrigado pelo comentário Natalia 🙂
cumprimentos e continuação de um bom trabalho
sou grande admirador teu parabéns
Boa tarde, gostava de visitar o local é possível divulgar o local?