Hotel Palacete do Mondego
Em Penacova (Distrito de Coimbra) existe um hotel abandonado, que foi parcialmente destruído num incêndio em 2018. Trata-se do Hotel Palacete do Mondego, também conhecido como “Palacete Assombrado” e “Hotel de Penacova”.
Muito antes de ser um hotel, no mesmo local existiu um castelo medieval, o hotel apenas foi construído em 2001 e fechou em 2007. Era composto por 34 quartos, 4 suites e tinha uma classificação de 3 estrelas.
Depois de 2007, muitas histórias foram contadas sobre o hotel. Fechou da noite para o dia, após a rescisão contratual entre a empresa concessionária e a entidade proprietária. Onze funcionários afetos a funções diversas, ficaram na altura sem emprego.
Todo o mobiliário ficou no local e acabou por ser furtado. Atualmente encontra-se praticamente vazio. Apenas restavam uns colchões, mas em 2018 uns jovens atearam fogo aos mesmos após um descuido enquanto exploravam o local.
Os antigos funcionários do hotel contam histórias muito estranhas sobre o local, aliás um dos funcionários chegou a ir à televisão falar do assunto, podem ver a entrevista da CMTV (vídeo em baixo):
Não acredito em fantasmas, já visitei muitas centenas de locais abandonados e nunca vi indícios de atividades sobrenaturais e presumo que se existissem locais abandonados seriam os sítios ideais para se revelarem.
Visitei o local duas vezes, com uma diferença de 4 anos entre as visitas, uma antes do incêndio e outra depois. Para além dos estragos que o incêndio fez, pouco ou nada mudou. Ambas as vezes, encontrei uma pessoa no interior, que ocupa um dos quartos deste antigo hotel, presumo que esta pessoa vive no local e aparentemente há vários anos.
As últimas noticias que surgiram sobre este hotel foram em 2020. Apareceu à venda numa agência imobiliária por um milhão e cento e cinquenta mil euros, mas aparentemente não foi vendido.
Adorei este local, obrigada por compartilhar!
Obrigado pelo comentário Violeta 🙂
Eu vou falar com alguém, eu trabalhou com hotelaria na Ukrania. Conheço quem pode comprar. Adoro Penacova e Riba do Baixo.