Hotel Brasil
A Pensão Portugal (nome fictício), foi construída nos anos 20. O seu proprietário emigrou para o Brasil e fez lá fortuna e depois construiu em Portugal a maior casa da zona, com intenções de regressar, mas tal nunca aconteceu, apenas vinha de férias a Portugal ocasionalmente.
Anos depois, o dono, que raramente vinha a Portugal, resolveu transformar a habitação numa pensão, que durante muitos anos foi um negócio bem-sucedido. Acabou por fechar nos anos 90. Não descobri o motivo exato, por um lado fala-se que o edifício estava a precisar de obras e que não existia dinheiro para as fazer, mas também há quem diga que os donos simplesmente perderam interesse nele.
Já andava para visitar este local há bastante tempo, não é um local novo para mim, já tinha estado no seu interior há alguns anos, nessa altura ainda não fotografava ao detalhe os locais como tento fazer agora, nem pensava um dia ter este blog, simplesmente entrei porque tive curiosidade e porque ficava numa zona que frequentava bastante, antigamente. Voltar a entrar neste local, anos mais tarde, ver que ficou bem mais degradado e vandalizado deixou-me um pouco triste, mas senti alguma nostalgia ao relembrar a primeira vez que lá estive.
O hotel esteve totalmente aberto e acessível durante vários anos e despertou o interesse de muitos jovens que iam para lá fazer graffitis e fumar. A pensão sofreu um incêndio, que felizmente só destruiu dois quartos e foi apagado a tempo antes que se propagasse pelo resto do edifício, no entanto as causas do incêndio são desconhecidas.
Curiosamente, existem relatos que ao longo dos anos foram vários os funcionários que sofreram acidentes e alguns morreram mesmo no interior da pensão. Procurei notícias antigas, para confirmar estes factos, mas não encontrei. É possível que sejam apenas rumores criados pelas pessoas da zona.
Anos após estar fechado, foi vendido a um construtor civil, que utilizou os terrenos adjacentes à pensão para construir prédios, mas nunca reabilitou a pensão. Felizmente, é um edifício protegido, não pode ser demolido e quaisquer obras terão de manter o traço original. Tenho convicção que vá ser recuperado nos próximos anos, fica numa localização privilegiada e com todo o turismo que Portugal tem recebido, só faz sentido que voltem a dar vida a este magnifico local.
Adoro sítios como este, todos estes edifícios deveriam ser recuperados, aos montes….mesmo aos montes …
Que lugar fantástico, André, grande descoberta esta pensão!!! Grande abraço.
Olá, desculpem eu percebo o porque não dizerem o nome doa lugares, mas sou apaixonada por estas coisas e gostaria de saber em que sitio se encontra esta pensão. Obrigada
André, o hotel parque (SIM, revelei o nome verdadeiro do local) sofreu infelizmente um grande incêndio em domingo.É uma pena que um edifício tão icónico na zona esteja reduzido a cinzas agora.Só espero que não seja fogo posto malicioso