Fábricas Triunfo
A Triunfo possuía 4 fábricas, duas na Pedrulha – Coimbra (uma de Rações e outra de Massas e Bolachas). Fundadas em 1923, foram posteriormente fechadas em 2001, ficando a laborar somente a fábrica em Mem Martins. Anos mais tarde a empresa foi adquirida pela multinacional Kraft.
Em Coimbra, foi um choque a Fábrica ter fechado, foram 130 trabalhadores para a rua, alguns a trabalhar ali durante 30 anos. Ao visitar aqueles edifícios, pensa-se na história, no esforço e dedicação que algumas pessoas deram àquela empresa, naquele espaço, para agora acabar esquecida, ao abandono.
Foi numa bela tarde de Sábado, que resolvemos explorar estes edifícios e tirar algumas fotos. É uma visita tranquila, os edifícios encontram-se completamente abandonados, abertos e com acesso facilitado, o que é normal, já nada existe a guardar e os edifícios encontram-se em rápida degradação.
Espero que gostem das fotografias. Caso queiram visitar o espaço, aconselho que tenham cuidado, um deles é um edifício alto e potencialmente perigoso. Boas explorações!
Boa noite , dá para entrar aqui sem problemas ?
Na altura dava, agora já não sei, já se passaram uns anos desde que lá fui.
Boa noite venho pedir umas informaçoes que podes enviar.
Estava previsto que no ano de 2005 que a fabrica abandonada fosse demolida pra dar um complexo de salas de cinema.Mas de certeza que a crise economica fez que os cinemas não fossem construidos.
“Além do Fórum, está previsto também um complexo nas antigas instalações da Fábrica Triunfo, entre a marginal e a Avenida Fernão Magalhães, onde poderão ser instaladas outras oito salas de cinema”.
Esta fonte foi retirada numa noticia quando os cinemas do shopping girassolum fecharam.
Fonte:https://www.jn.pt/arquivo/2005/cinemas-no-girassolum-fecharam-portas-ao-publico-480089.html
peço desculpa mas não tenho pena nenhuma… esta marca devia ser extinta… na minha terra existia a marca de massas mas popular na epoca… as massas vouga com a qual a triunfo competia… a triunfo conseguiu comprar a fabrica para depois fecha-la e despedir toda a gente, para que a marca triunfo fosse lider nacional e a vouga extinta… a fabrica esteve ao abandono em Sever do Vouga durante uns 30 anos até ter sido convertida numa escola profissional em 2010 mais ou menos… é o que da a ganancia…
Vale a pena conhecer:
https://azulejopublicitario.pt/p/5d5548/
Destaque:
“…
É na casa onde nasceu e viria a falecer, junto à janela do seu quarto, com vista para a fábrica à qual dedicou grande parte da sua vida, que Joaquim Martins colocaria um último painel de azulejos. Talvez num jeito introspectivo, neste constam as tristes palavras “Os Homens honestos são o voluptuoso coxim sobre o qual os patifes adormecem e engordam” (Thomas Otway)
…”