Fábricas Triunfo

A Triunfo possuía 4 fábricas, duas na Pedrulha – Coimbra (uma de Rações e outra de Massas e Bolachas). Fundadas em 1923, foram posteriormente fechadas em 2001, ficando a laborar somente a fábrica em Mem Martins. Anos mais tarde a empresa foi adquirida pela multinacional Kraft.

Em Coimbra, foi um choque a Fábrica ter fechado, foram 130 trabalhadores para a rua, alguns a trabalhar ali durante 30 anos. Ao visitar aqueles edifícios, pensa-se na história, no esforço e dedicação que algumas pessoas deram àquela empresa, naquele espaço, para agora acabar esquecida, ao abandono.

Foi numa bela tarde de Sábado, que resolvemos explorar estes edifícios e tirar algumas fotos. É uma visita tranquila, os edifícios encontram-se completamente abandonados, abertos e com acesso facilitado, o que é normal, já nada existe a guardar e os edifícios encontram-se em rápida degradação.

Espero que gostem das fotografias. Caso queiram visitar o espaço, aconselho que tenham cuidado, um deles é um edifício alto e potencialmente perigoso. Boas explorações!

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

5 thoughts on “Fábricas Triunfo”

  1. Boa noite venho pedir umas informaçoes que podes enviar.
    Estava previsto que no ano de 2005 que a fabrica abandonada fosse demolida pra dar um complexo de salas de cinema.Mas de certeza que a crise economica fez que os cinemas não fossem construidos.
    “Além do Fórum, está previsto também um complexo nas antigas instalações da Fábrica Triunfo, entre a marginal e a Avenida Fernão Magalhães, onde poderão ser instaladas outras oito salas de cinema”.
    Esta fonte foi retirada numa noticia quando os cinemas do shopping girassolum fecharam.
    Fonte:https://www.jn.pt/arquivo/2005/cinemas-no-girassolum-fecharam-portas-ao-publico-480089.html

  2. peço desculpa mas não tenho pena nenhuma… esta marca devia ser extinta… na minha terra existia a marca de massas mas popular na epoca… as massas vouga com a qual a triunfo competia… a triunfo conseguiu comprar a fabrica para depois fecha-la e despedir toda a gente, para que a marca triunfo fosse lider nacional e a vouga extinta… a fabrica esteve ao abandono em Sever do Vouga durante uns 30 anos até ter sido convertida numa escola profissional em 2010 mais ou menos… é o que da a ganancia…

  3. Vale a pena conhecer:
    https://azulejopublicitario.pt/p/5d5548/

    Destaque:
    “…
    É na casa onde nasceu e viria a falecer, junto à janela do seu quarto, com vista para a fábrica à qual dedicou grande parte da sua vida, que Joaquim Martins colocaria um último painel de azulejos. Talvez num jeito introspectivo, neste constam as tristes palavras “Os Homens honestos são o voluptuoso coxim sobre o qual os patifes adorme­cem e engordam” (Thomas Otway)
    …”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *