Fábrica de Mármores
Quando comecei a visitar locais abandonados, os meus locais prediletos eram fábricas e discotecas abandonadas, por existirem muitos sítios deste género abandonados e porque geralmente são fáceis de visitar. Claro que na altura as fábricas que visitava não eram tão interessantes, mais concretamente não tinham tanto material no interior para fotografar, como máquinas e peças de mármore como esta tem.
Esta fábrica de mármores está abandonada há cerca de 6 anos, ficou assim após entrar em processo de insolvência, ficando no local todas as máquinas e documentos. Nos primeiros anos após o fecho, era guardada por cães, que protegeram o local, mas depois ficou sem qualquer tipo de proteção e infelizmente nota-se que a fábrica já foi alvo de furtos e até de vandalismo. Provavelmente, é uma questão de tempo até desaparecer tudo do local, normalmente é o que costuma acontecer, infelizmente.
Na zona onde a fábrica se encontra, existem outras abandonadas, também existem outras que estavam abandonadas e que, entretanto, já foram recuperadas, pelo que espero que no futuro esta também possa ser.
Foi uma exploração diferente, é sempre engraçado fotografar locais industriais e explorar um pouco as perspetivas e formas de fotografar as máquinas. Como já referi várias vezes, quero que o blog esteja repleto de locais diferentes, acho que a diversidade é muito importante e, portanto, sempre que aparece um local que seja um pouco diferente daquilo que já fotografei, fico bastante satisfeito. Espero que as fotos e este texto serviam de motivação a procurarem fábricas abandonadas também, existem tantas pelo nosso Portugal fora… boas explorações!
Reconheço que tem fotografias bonitas, mas esta publicação parece um convite a que vão “limpar” o que restou na fábrica, ajudando ainda com identificação do nome da empresa e inclusivé da localização.
Acho que deveria ter tido o cuidado de ocultar as informações que possam levar à localização da fábrica.
A empresa que vê identificada nas máquinas não é empresa de Marmóres, é apenas a empresa que faz a distribuição das máquinas. O nome e localização da empresa de Marmóres não está em nenhuma das fotografias. Cumprimentos.
Bom Dia Caro André Ramalho,
Pese embora eu tenha trabalhado alguns anos numa empresa similar na região, não reconheço esta e só quem as conhece(u) por dentro é que saberá qual era.
Infelizmente, este foi o destino de muitas na região.
Conforme escreveu, o calendário com uma foto exuberantemente feminina, é de uma empresa que elaborava, construía, montava e assistia vários tipos de equipamentos para a indústria de transformação de mármores, que essa sim, bem como os seus profissionais e gerentes, conheci perfeitamente.
Grande Abraço,
A. Barros
Obrigado pelo comentário António, um abraço 🙂
Conheço uma fabrica abanonada em Setúbal chama-se Vasco da Gama e fica na estrada da graça.Queres vistar?Agradeço .esta fabrica tem graffitis alguns com MAIS DE DEZ ANOS!
Obrigado pela sugestão Leonardo, irei anotar para uma futura visita.