Central Termoeléctrica
As centrais termoelétricas são as maiores emissoras de CO2 no país, sendo a central de Sines a que lidera o ranking das cinco instalações que mais emitem gases de efeito de estufa, seguida da central do Pego.
Algumas centrais têm fechado nos últimos anos e estes duas estão destinadas a encerrar também, pois o objetivo, segundo João Matos Fernandes (Ministro do Ambiente) é mudar o combustível de carvão para gás natural e não faz sentido mudar o combustível destas centrais, mas sim substituí-las transitoriamente pelas centrais de gás natural já existentes no país.
Como referi anteriormente, foram fechadas algumas centrais nos últimos anos, esta reportagem fotográfica foi feita a uma delas, visita feita com autorização. Esta central atualmente desativada, produziu eletricidade durante mais de 40 anos, mas agora o silencio predomina neste espaço cheio de pó, onde o cheiro a metal e ferrugem são intensos.
A parte que mais gostei na visita, foram as salas de comando, com os painéis cheios de indicadores e os botões a lembrar os filmes de ficção científica, era aqui que tudo era controlado e verificado para garantir o bom funcionamento da maquinaria. Um sítio que outrora devia ser insuportável de estar, devido ao extremo barulho, cheio de pessoas e vida está atualmente parado no tempo, à espera de ser demolido, algo que deverá estar para breve.
Fotografias lindas! Enquadramentos, pormenores, cores. Arquitectura industrial, escala, ferro em “força”! Muito bom!
Muito obrigado pelo comentário Maria!
Obrigado Maria! 🙂
Muitos parabéns, André, pelo blog e pelas excelentes fotos, das quais destaco estas por pessoalmente ter uma paixão pelas paisagens industriais abandonadas.
Um trabalho verdadeiramente inspirador para mim que comecei há 2 anos a dar os primeiros passos na fotografia. Obrigado pela tua partilha!
Muito obrigado pelos elogios e apoio Pedro. Cumprimentos!
Boas, isto é a central do carregado, certo? Ainda existe ou já foi demolida? Pois gostava de fazer um trabalho de fotografia no seu exterior se ainda estivesse lá. Obrigado!
Esta central já foi completamente desmantelada. Cumprimentos.