Comboios do Douro
Em Portugal, a história dos comboios remonta ao século XIX, com a construção da primeira linha ferroviária em 1856, entre Lisboa e Carregado. Ao longo dos anos, muitas locomotivas e vagões foram abandonados por várias razões, como o fim da sua vida útil ou o fecho de linhas ferroviárias. Esses comboios abandonados tornaram-se um objeto de fascínio para mim, que já visitei imensas estações ferroviárias para os fotografar.
Tive férias durante alguns dias e como estava perto deste local resolvi lá passar. Fiquei incrivelmente surpreendido com o que encontrei dentro do armazém, não esperava que o local fosse tão rico em espólio ferroviário abandonado. Era final do dia, num dia ainda por cima nublado, o que significou que dentro deste armazém sem janelas o ambiente era muitíssimo escuro, felizmente consegui corrigir esse ponto durante a edição das fotografias.
Alguns dos lugares onde se pode encontrar vários comboios abandonados é na linha do douro, são várias as estações ferroviárias com material histórico esquecido, alguns em melhor estado de conservação do que outros. Como indiquei anteriormente, a maioria deste material foi abandonado devido ao fim da vida útil, alguns comboios foram restaurados e colocados em museus ou em exposição exterior, mas muitos outros estão enferrujados e em estado precário.
Estas locomotivas e vagões têm um valor histórico e cultural que não pode ser ignorado. Eles são uma parte importante da história ferroviária de Portugal e ajudam a contar a história do país de uma forma única e interessante.
Se hoje vivemos uma situação financeira que não permite entrar em loucuras no que toca a preservar todas as peças existentes relacionadas com mais de 100 anos do caminho-de-ferro, deve-se, no entanto, criar as condições mínimas para que tal aconteça no futuro. Penso que todo o material que veem nas fotos deveria estar mais bem guardado.
Espero que esta publicação de alguma forma sirva de incentivo que às autoridades responsáveis por este material e que se faça alguma coisa. Tenho outros lugares com material ferroviário ao abandono, que publicarei futuramente também.