Palacete Político
Mais um local devoluto muito bonito, que infelizmente está desprezado, à espera de ser restaurado e aproveitado para alguma função. Não vou revelar o nome real do palácio e infelizmente não vou poder contar a história do mesmo em detalhe, porque ao contar iria com certeza levar à sua identificação.
90% dos locais revelados neste blog têm um pseudónimo para evitar que sejam identificados, infelizmente têm aparecido muitos locais incluindo palácios e palacetes vandalizados, porque são divulgados através dos meios de comunicação social ou por outras pessoas que fazem fotografia de lugares abandonados.
Sempre disse que comecei a fotografar locais abandonados desde 2013/2014, foi nessa altura que dei os primeiros passos neste mundo dos abandonados, mas a verdade é que já visitava locais muito antes disso. Mesmo em criança ou adolescente era algo que gostava de fazer, mas não eram palácios nem palacetes naturalmente, talvez uma casa por acabar de construir ou uma fábrica desativada. Hoje em dia, visitar e fotografar estes locais está muito na moda e até mesmo criar vídeos deles para o youtube.
Existem pessoas que viram neste hobby uma forma de lucrar através das redes sociais e existem outras que simplesmente gostam deste hobby, mas a verdade é que em 2013/2014 contavam-se pelos dedos de uma mão as pessoas que efetivamente faziam isto regularmente. Hoje em dia arrisco-me a dizer que são centenas, só em Portugal.
E eu compreendo, eu gosto de o fazer e por isso é natural que outras pessoas também gostem, mas… mais pessoas gera mais atenção para os locais e consequentemente, mais probabilidade dos mesmos serem alvo de vandalismo ou furto.
Existem muitas pessoas mal-intencionadas e embora este palácio esteja atualmente fechado, é mais prudente não revelar o nome real. O triste desta situação é que gostaria de contar a história do mesmo e fico impossibilitado, mas posso dizer que foi um local muito importante a certa altura no paradigma político, sendo que atualmente pertence a uma organização privada.
Não tenho muitas fotos do palácio, porque o mesmo está repleto de salas vazias, sem particular interesse fotográfico, o mais interessante é mesmo o hall de entrada. Quando entrei no edifício e vi este salão, fiquei encantado, as cores, as pinturas e os detalhes da escadaria são fascinantes.
O edifício está num estado lastimável, tinha antigamente uma escada em caracol que simplesmente desapareceu e o teto está a ceder. Eventualmente, antecipo que irá transformar-se num hotel ou habituação privada talvez. Espero que nessa altura ainda seja possível aproveitar as caraterísticas interiores únicas que o edifício tem e não apenas a fachada.
É pena não revelar pq eu tb gosto de fotografar sitios abandonados e nunca altero nada no local porque acho que deve ficar como o encontramos.
Faz parte da história da vida de alguém e por essa razão estes sitios tem sempre uma magia especial
Mas compreendo. Apesar de ficar triste pois quem lá anda como eu só para registar o momento fica sem ter oportunidade de o fazer…e sim tb já apanhei alguns sustos desde gatos, ratos mas o que mais me assusta são mesmo pessoas que lá andam SEM máquina fotográfica.
Obrigado pelo comentário Lucia 🙂
Olá André, como está?
Parabéns pelo seu trabalho!
Gostaria de o contactar, se achar por bem
Obrigada
Luiza Rodrigues
Tem a página de contactos com um formulário caso queira entrar em contactos. Obrigado.
Eu já estive aí..