Antiga Escola da Armada
Antes de contar a história do Grupo n.º 1 de Escolas da Armada (G1EA) em Vila Franca de Xira, gostaria de indicar que tive autorização para efetuar esta visita e que o local, embora esteja devoluto, tem atualmente algumas partes em uso e vigilância no interior.
Este local teve a sua origem na escola de mecânicos, criada por decreto a 10 de maio de 1934. Foi responsável pela formação de grande parte do pessoal técnico da Armada, incluindo fogueiros, serralheiros, artífices, condutores de máquinas, torpedeiros, eletricistas e até radiotelegrafistas.
Em 1961, a Escola de Mecânicos dá lugar ao G1EA, englobando a Escola de Alunos Marinheiros, a Escola de Sargentos e as Escolas Técnicas de Comunicações, Armas Submarinas, Informações em Combate, Máquinas, Eletrotecnias e Abastecimento.
O Estado-Maior da Armada manteve esta Escola em funcionamento durante 75 anos, sendo o G1EA em Vila Franca de Xira o local onde milhares de jovens recrutas cumpriram o serviço militar e ali tiveram a sua formação. Depois do seu encerramento em 31 de agosto de 2009, os serviços foram transferidos para a Base do Alfeite, na margem sul. Durante décadas, o funcionamento do G1EA marcou de forma muito significativa a vida social da cidade e do Concelho de Vila Franca de Xira.
Depois do seu encerramento, as instalações passaram para o domínio do Estado. Foi durante nove anos um espaço devoluto, até ter sido comprado, no final de 2017, pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira à ESTAMO.
Estão atualmente em curso diligências legais que permitem, ao médio prazo, a dinamização daquelas antigas instalações. A sua localização privilegiada à beira-rio e, ao mesmo tempo, na proximidade de um acesso direto à A1, confere-lhe uma enorme importância estratégica de desenvolvimento do Concelho de Vila Franca de Xira. Perspetiva-se assim uma ação de reconversão urbanística de grande fôlego, que pretende concretizar novos espaços de lazer e recreio, bem como espaços destinados a habitação e a atividades económicas.
Um dos primeiros passos para a reconversão será a instalação naquele local do novo Tribunal de Vila Franca de Xira. É com satisfação que vejo planos a serem implementados nesta antiga escola. Ficam as fotos para recordar um pouco o que aquele espaço foi em tempos.
Que dor na alma o expositor da Konica com caixas de 100 200 e 400….
De que seria esse artigo ??? O que a marca vendia ???
Vendia rolo fotográfico 🙂
Ao ver estas imagens, senti um Bak, É que em Abril de 1969 entrei nessas instalações pela primara vez, e assim comecei a minha vida de marujo na Armada, mas tudo tem um pricipio e um fim. gostei.
Ao ver estas imagens, sinto um “calafrio” No Coração, recordando quando pela 1.a vez em 11JAN74, entrei nessas instalações para iniciar minha Vida Militar na Armada do Coração.
Assim sendo, Como as saudades sao muitas, no dia 13JAN24, irei fazer Uma visita com familiares para recordar os 50 anos que ja
passaram!
11JAN74/11JAN24.
Recordar e Viver🙏