Escola Básica 2,3 de Anadia
Existem várias escolas abandonadas em Portugal, na Anadia até existem duas. Estão completamente ao abandono desde 2015, depois de terem acontecido vários protestos de pais e alunos que reclamavam que as escolas estavam muito degradadas. A comunidade escolar passou a ter aulas num complexo novo, em terrenos da autarquia, mas que ficou a cargo da empresa estatal Parque Escolar e depois disso as antigas escolas ficaram abandonadas.
Atualmente estão muito degradadas, vandalizadas e vão sendo utilizadas por sem-abrigos para passarem a noite e jovens que aproveitam o recinto para ocasionalmente andarem de skate. Os edifícios e os terrenos pertencem ao Estado. A Câmara de Anadia tem tentado negociar com o Ministério das Finanças a compra das duas propriedades, mas está há anos à espera de conseguir um acordo relativamente ao valor de aquisição.
Esta reportagem fotográfica é sobre uma dessas escolas, mais propriamente a Escola Básica 2,3 que se encontra na entrada principal da cidade de Anadia. Durante a visita, recordei os tempos que passei numa escola idêntica àquela, felizmente a escola que frequentei teve melhor sorte, foi remodelada e atualmente ainda é usada, ao contrário desta.
Na entrada da escola, é possível ver uma grande fachada a dizer “Esta escola é património do estado, não é da câmara da Anadia. Exigimos o fim desta vergonha!”, fachada obviamente colocada pelo município da Anadia, que quer desta forma indicar às pessoas que passam na estrada que os responsáveis por esta situação não são eles e que inclusive querem resolver a situação.
O destino deste edifício é certamente ser demolido e o terreno ser utilizado para outra função/construção, isto claro, quando a Câmara de Anadia finalmente conseguir tomar posse do imóvel. É pena que estas situações sucedam, pois os edifícios ali parados a degradarem-se ano após ano não ajudam ninguém.
Vergonha!
Ser do estado ou ser da camara esta tudo enquadrado no mesmo!
Estão a deixar as escolas básicas 2, 3 ciclo ao abandono! coisa estranha! A EB 2,3 António Dias Simões em Ovar, ainda que a funcionar, sofre da falta de investimento e de perspectivas na rede escolar…
É muito triste, num pais onde se investe milhares e milhares de euros para estádios de futebol!!! Mas investir na Educação é na Saúde…. não há verbas, dizem!!! VERGONHA!!! Digo eu!!! 🤬🤬🤬